Nos anos 60 em Portugal, as mulheres ainda não tinham as oportunidades para seguir os estudos como hoje em dia, principalmente quem vivia no meio rural como a minha mãe.
Então acabando a antiga 4º classe seus pais deram-lhe a oportunidade de ir para uma casa de trabalho,onde aprendeu a bordar e a costurar.
Um dos primeiros bordados que aprendeu foi o Ponto Juguslavo, é um ponto muito simples de fazer bastar contar com atenção os buraquinhos do pano,podendo-se fazer vários desenhos que ficam mais bonitos se se utilizar linhas com várias cores.
Nesta altura desfiavam-se os panos ficando uma franjinha em vez de um picô.
4 comentários:
Lembro-me que na primeria vez que vim à Portugal - em 1969 - estava na moda esse bordado. Inclusive levei tecido para fazer uns paninhos nesse estilo. Gostei imensamente da conjugação da cores. Parabéns à bordadeira.
beijos de Maria Filomena
amei este seu blog é lindo parabens a si e sua mãe por ter umas mãos tão maravilhosas,agradeço a sua visita a meu blog,e serei visitante do seu muitas mais veses,parabens e beijos grandes
Oi Querida!
Parabens a você e a sua mãe pelo lindo trabalho...é muito bonito e delicado.
Obrigado por sua visita,espero que tenha gostado pra voltar sempre.Quanto a mim pode ter certeza que voltarei,pois amei seus trabalhos.
Um abraço e uma boa semana.
Fátima
Olá!
Começo por felicitar pelos lindos trabalhos!
Adorei,... e vou mostrar á minha mãe também.
Vou voltar sempre.
Beijinhos
Enviar um comentário